Mais sobre meia-calça


Há alguns posts atrás falei que as meias-calças estão na moda. Mas fiquei muito curiosa em saber a história da meia-calça e resolvi pesquisar.
De acordo com essa pesquisa, as meias-calças já eram usadas há 2.200 anos por soldados na Mesopotâmia que no inverno recorriam as peças de lã ou algodão para afastar o frio.

 
Pensa que as meias-calças bordadas é uma novidade do nosso século? 

Não mesmo!!

No século XIV as meias-calças começaram a ser usadas por nobres que bordavam as peças com materiais valiosos para competirem entre si. Neste mesmo século, como a meia-calça até hoje marca o corpo, no reinado de Catarina Rússia os homens utilizavam a peça como forma de seduzir as mulheres. 
Só em 1780 a meia-calça passou a ser feita com materiais finos e ser uma peça do universo feminino. A moda entre as mulheres daquela época eram as meias em 7/8, presa por fitas ou rendas às coxas. Até antes do século XX existem algumas controvérsias com relação à história da meia-calça. 
A meia-calça colorida só virou moda a partir do século XX, depois que passou a ser confeccionada com fios de nylon, até então, a meia-calça era muito grossa e em cores escuras, além de ser cara. 
Só a partir dos anos 20, quando as mulheres passaram as mostrar as pernas e as saias e vestidos subiram, ou melhor, diminuiu, a moda das meias-calças pegou no universo feminino. Daí por diante vocês já sabem, acabou na moda atual.   
Saiba mais sobre a moda das meias-calças.


Você vai Gostar


 

Comentários