Correr ou caminhar?

Escolha uma das duas e saiba como emagrecer e outros benefícios que elas podem proporcionar a sua vida. Confira a entrevista com o preparador e professor de Educação Física, Ailton Marcos.

  Independente da sua escolha as duas atividades trazem uma série de benefícios ao corpo e a mente. Nos últimos anos parece que as duas atividades se tornaram febre entre os famosos, o motivo é que essas atividades são prazerosas e principalmente eficazes.
Mantém o corpo em forma, queimam muitas calorias, tonificam as musculaturas das pernas, coxas, glúteo, ajuda na flexibilidade, entre outros.
Mas, a notícia que as mulheres irão adorar é que correr ou caminhar alivia os sintomas da TPM e ajuda na recuperação pós-parto.

Veja na entrevista outros benefícios e como perder peso com a corrida ou caminhada.

DPE: Quais os benefícios da corrida e da caminhada?
Ailton: Ambas são atividades aeróbicas. Portanto, irão proporcionar melhorias à saúde entre elas posso citar: melhor circulação sanguínea, melhora a condição cardiorrespiratória, elimina gordura acumulada nas artérias, diminui os batimentos cardíacos e provocará uma melhoria geral a saúde de quem a pratica. Além de uma melhor condição física e atlética.

DPE: Para quem quer perder peso é ideal correr ou caminhar?
Ailton: Os dois exercícios proporcionam o objetivo da perda de peso e de gordura, o que irá diferenciar uma perda mais rápida é a intensidade com que ela é realizada. Mas, além dos exercícios aeróbicos é sempre bom lembrar da necessidade de aliar a uma alimentação balanceada.

DPE: Qual é o tempo ideal de prática?
Ailton: Para perder peso a pessoa tem que permanecer em uma atividade aeróbica como a corrida e a caminhada, por exemplo, por um tempo superior a 30 minutos, pois dessa forma a gordura corporal passa a ser utilizada como principal fonte energética na realização de qualquer atividade física.

Menos de 30 minutos a pessoa estará utilizando outras fontes energéticas, não sendo a gordura, esse tempo é indicado para combater o stress, obter melhoras no aparelho respiratório, eliminar os trigliceres e reduzir o colesterol, ou seja, efeitos no sistema circulatório,  etc. Mas o consumo de gordura inicia após 30 minutos de atividade.

 O ideal é que a pessoa permaneça em uma determinada atividade aeróbica entre 45 a 60 minutos, nesse período a “queima” de gordura é maior. Mas, tudo vai depender do condicionamento físico de cada indivíduo.

DPE: Existe segredo para perder peso?
Ailton: O segredo é ingerir menos calorias na alimentação e gastar mais calorias na realização da atividade física.

DPE: Qualquer pessoa pode realizar essa atividade?
Ailton: O ideal e mais aconselhável é que todas as pessoas que iniciam qualquer tipo de atividade física, desde as mais simples às mais complexas, devem passar inicialmente por uma avaliação médica e física, fazer sempre os alongamentos e aquecimentos e seguir todas as recomendações para evitar acidentes ou lesões.

Por Bárbara Souza

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